O espaço do livro e as novas tecnologias: problematização contemporânea da leitura
DOI:
https://doi.org/10.24933/rep.v7i1.297Palavras-chave:
reading, book, InternetResumo
Este artigo pretende problematizar a leitura nos espaços do livro e das novas tecnologias. Desde a popularização da internet e suas ferramentas de linguagem, a leitura passou e passa por transformações, no entanto, não ignora o espaço legado pelo livro como tesouro e fonte de leituras. Devido ao aumento indelével no uso de novas tecnologias, plataformas virtuais, a leitura começou a precisar de mais observação, especialmente por agora ter características não tão conhecidas e pode gerar impactos imprevistos. Neste quadro, coletamos vozes de diferentes lugares para extrair considerações sobre a problemática contemporânea da leitura; uma delas vem de uma entrevista a Umberto Eco, outra de uma entrevista a Eduardo Szklarz, presidente do Instituto para o futuro do livro. Ambas nos remetem aos contrapontos realizados a partir de uma bibliografia teórica para compor a discussão qualitativamente analítica. Entre todas as possíveis conclusões a que podemos chegar depois de observar as posições relativamente conservadoras e progressistas e suas vozes neste texto.
Downloads
Referências
BELO, A. História & livro e leitura. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Trad. Reginaldo de Moraes. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
CORSI, F. M. O discurso dos jovens leitores: o posicionamento leitor e suas práticas de leitura. In: SOARES, T. B. (Org.). Múltiplas perspectivas em análise do discurso: objetos variados. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2018.
CORTELLA, M. S. Pensar bem nos faz bem!: filosofia, religião, ciência e educação. Petrópolis, RJ: Vozes; São Paulo, SP: Ferraz & Cortella, 2013.
CURCINO, L. Os sentidos do olhar: o leitor e a escrita da mídia nas sociedades democráticas. In: SARGENTINI, V.; CURCINO, L.; PIOVEZANI. C. (Orgs.) Discurso, Semiologia e História. São Carlos: Claraluz, 2011.
DIMANTAS, H. Linkania: uma teoria de redes. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2010.
ECO, U. In: Eletrônicos duram 10 anos; livros, 5 séculos. Estadão, São Paulo, 13 mar. 2010, Cultura. Disponível em: https://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,eletronicos-duram-10-anos-livros-5-seculos-diz-umberto-eco,523700. Acesso 3 jul. 2023.
ELIAS, N. O processo civilizador. Trad. Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1993, vol 2.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
KANT, I. Resposta à Questão: O que é Esclarecimento? Trad. de Márcio Pugliesi. In: Cognitio, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 145-154, jan./jun. 2012.
LABARRE, A. História do livro. Trad. Maria Armanda Torres e Abreu. São Paulo: Cultrix; Brasília: INL, 1981.
LÉVI, P. O que é o virtual? Trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1996.
MANGUEL, A. Uma história da leitura. Trad. Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
MARTINS, M. H. O que é leitura. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 1992.
ORLANDI. E. P. Discurso e Leitura. 8 ed. São Paulo, Cortez; Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2008.
ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 6 ed. Campinas, SP: Pontes, 2011.
PERISSÉ, G. Elogio da leitura. Barueri, SP: Manole, 2005.
PETIT, M. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Trad. Celina Olga de Souza. 2 ed. São Paulo: Ed. 34, 2009.
PONTE, J. C. Leitura: identidade e inserção social. São Paulo: Paulus, 2007.
SOARES, M. B. As condições sociais da leitura: uma reflexão em contraponto. In: Leitura: perspectivas interdisciplinares. ZILBERMAN, R.; SILVA, E. T. (Orgs.). 5 Ed. São Paulo: Ática, 2004.
TIBURI, M.; HERMANN, N. Diálogo/Educação. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2014.
ZOARA, F. (org.) Retratos da leitura no Brasil 4. de. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.
ZUMTHOR, P. Performance, recepção, leitura. Trad. Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 teste
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).