Caracterização e observações sobre a suinocultura familiar e seu papel no contexto rural da região tocantina do maranhão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/rep.v7i1.288

Palavras-chave:

bem-estar animal, extensão rural, agricultor familiar, manejo alimentar, suínos

Resumo

As alterações tecnológicas na suinocultura podem influenciar a forma de criação dos animais de diversas maneiras, incluindo melhorias no bem-estar animal, adequado manejo alimentar e genético, resultando em maiores taxas de lucro. Todavia, os pequenos produtores são particularmente sensíveis a falta de conhecimento e apoio técnico, o que pode induzi-los a tomarem decisões errôneas e/ou equivocadas no manejo dos suínos. Neste cenário, objetivou-se ampliar a visão dos técnicos em formação nas CFRs sobre produção, comércio, sustentabilidade e cuidados com suínos. Além de realizar o diagnóstico de propriedades de Imperatriz (Maranhão) e debater soluções viáveis aos problemas desta cadeia produtiva. O projeto envolveu três etapas distintas, na primeira, foram realizadas visitas técnicas com profissionais e estudantes da área de medicina veterinária a produtores de suínos e comércios da região de Imperatriz, Maranhão; na segunda, foi realizado o diagnóstico das propriedades; e, na terceira, foi debatida a importância do técnico e discutida a viabilidade da implementação de mudanças com o produtor. A Casa Familiar Rural de Coquelândia contribui para a superação de alguns problemas gerados pela saída dos jovens do campo, dentre eles, a fragmentação familiar, precarização do processo de produção agrícola e o rompimento dos laços dos jovens com o meio social de origem. Ademais, esta experiência possibilitou observar o quanto atividades de extensão são importantes para os estudantes adquirir conhecimentos práticos e sistêmicos da cadeia produtiva de suínos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BITTAR, M. Universidade, pesquisa educacional e educação básica. Estudos em fundamentos da educação. São Carlos: Pedro & João Editores, p. 21-49, 2007.

CARREIRA, D.; PINTO, J.M.R. Custo aluno-qualidade inicial: rumo à educação pública de qualidade no Brasil. São Paulo: Global, 2007.

GOMES, M.S.; OLIVEIRA MENDES, B.; LUZ MELO, T.; SILVA LIMA, R.; COSTA, C.D.J.P.; RAFIZA, S.; BEZERRA, N.P.C. Caracterização de pequenas criações de suínos na cidade de são Luís–MA: aspectos socioeconômicos e manejo nutricional. 2018. Disponível em: < http://www.adaltech.com.br/anais/zootecnia2018/resumos/trab-1124.pdf>. Acesso em: 31 dez. 2022.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Sinopse preliminar do Censo Demográfico 2000. Rio de Janeiro, 2000.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional de Cursos: relatório síntese. Brasília, DF, 2003.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar: microdados. 2007 a 2019. INEP, 2019. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/microdados>. Acesso em: 31 dez. 2022.

KOLLING, E.J.; NÉRY, I.; MOLINA, M.C. Por uma educação básica do campo. Brasília: Fundação Universidade de Brasília, v.1, 1999.

MACIAZEKI-GOMES, C.R.; TONELI, M.J.F.; NOGUEIRA, C.; GRAVE, R. Ação política e produção de subjetividade: a herança de terra, trabalho e participação política na produção de um éthos agricultora. Estudos de Psicologia, v.24, n.3, p.305-316, 2019. DOI: https://doi.org/10.22491/1678-4669.20190031

MAIA, A.G.; BUAINAIN, A.M. O novo mapa da população rural brasileira. Confins. Revista franco-brasileira de geografia, n.25, 2015. DOI: https://doi.org/10.4000/confins.10548

MEDEIROS ROSA, C; LOPES, N.F.M.; CARBELLO, S.R.C. Expansão, democratização e a qualidade da educação básica no Brasil. Poíesis Pedagógica, v.13, n.1, p.162-179, 2015. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v13i1.35982

MEDEIROS, N.B.C.; AMARAL, M.C.F.; CRUZ, G.S., SOUSA, L.D.L.; SANTOS, J. S.; VIEIRA, R.K.R.; RODRIGUES, M.D.N. Caracterização da assistência técnica prestada em unidades produtoras de alevinos na mesorregião Sudeste do Pará. Brazilian Journal of Development, v.6, n.9, p.64268-64276, 2020. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-019

MERAS, E.L.; PASQUALLI, J.; FISCHER, A. Gestão de unidade produtora de suínos no meio oeste catarinense. Seminário de Iniciação Científica, Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão e Mostra Universitária, 2017.

NETO, L.B. Educação do campo ou educação no campo?. Revista HISTEDBR On-Line, v.10, n.38, p.150-168, 2010. DOI: https://doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639696

SAKAMOTO, C.; MAIA, A.G. 2013. Os impactos das mudanças na estrutura das famílias sobre a distribuição de renda: uma comparação entre áreas urbanas e rurais no Brasil. In: 51º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Pará. Anais [...], PARÁ: UFPA.

VELOSO, F. A evolução recente e propostas para a melhoria da educação no Brasil. Brasil: a nova agenda social. Rio de Janeiro: LTC, p.215-253, 2011.

ZANELLA, J.R.C. PRRS: Atualização e desafios para a suinocultura brasileira. Suínos & Cia, v.2, n.7, p.43, 2004.

ZEN S.; ORTELAN, C.B.; IGUMA, M.D. Suinocultura brasileira avança no cenário mundial. Ativos Suinocultura, v.1, n.1, p.1-4, 2015.

Downloads

Publicado

2023-09-11

Como Citar

Acioly, T., Nascimento Dias, I., Amorim Santos, D., Santos Maciel, M., & Carvalho Viana, D. (2023). Caracterização e observações sobre a suinocultura familiar e seu papel no contexto rural da região tocantina do maranhão. Revista Ensaios Pioneiros, 7(1). https://doi.org/10.24933/rep.v7i1.288

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO