ANÁLISE DE RESULTADOS HEMATOLÓGICOS DE PACIENTES COM CÂNCER COLORRETAL TRATADOS COM OXALIPLATINA E IRINOTECANO
ANALYSIS OF HEMATOLOGICAL RESULTS IN COLORECTAL CANCER PATIENTS TREATED WITH OXALIPLATIN AND IRINOTECAN
DOI:
https://doi.org/10.24933/rep.v7i1.289Palavras-chave:
quimioterapia; câncer colorretal; qualidade de vida; manifestação hematológica.Resumo
Câncer colorretal é uma importante causa de mortalidade atualmente e um dos mais frequentes em ambos os sexos. Seu desenvolvimento pode ser evitado pela redução da exposição aos fatores de risco como o alcoolismo, dieta rica em gorduras, práticas sexuais sem segurança, sedentarismo, tabagismo, entre outros. Este estudo tem como objetivo delinear um perfil hematológico para os pacientes com câncer colorretal submetidos a quimioterapia com oxaliplatina e irinotecano. A pesquisa foi realizada por meio de análise de prontuário dos pacientes em tratamento de câncer colorretal em um hospital de Bragança Paulista. Os resultados apontam que a maioria dos pacientes é do sexo masculino e de idade entre 50 e 70 anos. As informações, mais notáveis, a respeito do hemograma encontradas foram que 76,5% dos pacientes têm redução no número de hemácias, 58,8% de hemoglobina e 52,9% do hematócrito. Além disto, 33,3% dos pacientes apresentaram aumento de neutrófilos, 47,8% de RDW, 12,5% de plaquetas. A partir dos resultados, observou-se alterações dos elementos sanguíneos resultantes do tratamento quimioterápico, na maioria dos pacientes, e essas alterações podem influenciar na qualidade de vida dos mesmos, trazendo consequências como infecções secundárias, doenças cardiovasculares, hipóxia, cansaço fácil, fraqueza, mal-estar, cefaleia, entre outras. A partir dos dados obtidos busca-se auxiliar na escolha de um tratamento mais adequado e um tempo menor de tratamento, visando reduzir os efeitos causados pela quimioterapia para proporcionar uma melhora na qualidade de vida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 teste
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).