Panorama do ensino híbrido nas instituições consorciadas ao sthem brasil durante o período da pandemia

Autores

  • Ana Valéria Sampaio de Almeida Reis Instituto de Investigação Interdisciplinar em Estudos Contemporâneos na Universidade de Coimbra, Portugal
  • Adriana Paula Zamin Scherer Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre
  • Sandra Belloli de Vargas Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre
  • Iara Lúcia Tescarollo Universidade São Francisco
  • Marcia Aparecida Antonio Universidade São Francisco - USF http://orcid.org/0000-0002-0163-9848

DOI:

https://doi.org/10.24933/rep.v7i1.299

Palavras-chave:

Educação superior; Ensino híbrido; Consórcio STHEM Brasil.

Resumo

A pandemia da COVID-19 intensificou o debate sobre o ensino híbrido dada a necessidade de adaptação e limitação de convívio como alternativa na contenção do avanço do contágio. O objetivo deste artigo é apresentar as iniciativas de ensino híbrido desenvolvidas nas Instituições de Ensino Superior (IES) que integram o Consórcio STHEM Brasil.  A pesquisa se desenvolveu por meio de uma survey que contou com questões abertas e fechadas e enviada às IES associadas. Os resultados indicam que 28 IES vinculadas ao Consórcio STHEM Brasil adotaram o modelo e promoveram transformações que visam ao efetivo aprendizado dos estudantes, em diferentes ritmos, ações e estruturas. No entanto, a pesquisa mostrou que o processo de avaliação dessas IES nessa modalidade de ensino, ainda requer aprimoramento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Aparecida Antonio, Universidade São Francisco - USF

Área da Saúde Direção de Campus - Campus Bragança Paulista - USF

Referências

BACICH, L. Percepções do ensino híbrido na prática e formação de professores. Instituto Península. Disponível em: < https://www.institutopeninsula.org.br/percepcoes-do-ensino-hibrido-na-pratica-e-formacao-dos-professores/>. Acesso em: 04 de nov. 2021.

BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso Editora, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer N° 14 de 05 de julho de 2022. Diretrizes Nacionais Gerais para o desenvolvimento do processo híbrido de ensino e aprendizagem na Educação Superior. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=238781-pcp014-22&category_slug=julho-2022-pdf&Itemid=30192 >. Acesso em: 09 de set. 2022.

BRITO, M. S.A. A singularidade pedagógica do ensino híbrido. EAD em foco, v. 10, n. 1, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1948>. Acesso em: 03 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v10i1.948

CELESTINO, E. H.; VIANA, A. B. N. Blended learning: uma revisão sistemática sobre vantagens e desvantagens na percepção dos alunos e impactos nas IES. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 22, n. 1, 2021. DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2021.v22n1.1915

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7a. ed. São Paulo: Atlas S.A. Brasil, 2019.

HORN, M.B.; STAKER, H.; CHRISTENSEN, C. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Penso Editora, 2015.

LEANDRO, S. M. CORRÊA, E. M. Ensino híbrido (blended learning) potencial e desafios no ensino superior. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 5, n. 3, p. 387-396, 2018.

LORENZI, D. G. et al. Prática exitosa em formação docente: experiência do programa CHAVE na Universidade São Francisco. Revista Ensaios Pioneiros, v. 6, n. 2, 2022. DOI: https://doi.org/10.24933/rep.v6i2.279

LORENZI, D.; TESCAROLLO, I. L.; ANTÔNIO, M.A. Formação continuada docente no Ensino Superior: uma perspectiva sistêmica e disruptiva. Rev. Educ., Brasília, ano 43, n. 162, p. 174-193, jun./set. 2020.

MORAN, J. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, p. 27-45, 2015.

NASCIMENTO, E.R.; BRITO, I.P.L.; PADILHA, M.A.S. Engajamento de docentes na educação superior: Implementando ensino híbrido. Revista e-Curriculum, v. 18, n. 2, p. 951-969, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p951-969>. Acesso em: 03 fev. 2022 DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p951-969

NOVAIS, I. de A. M. Ensino híbrido: estado do conhecimento das produções científicas no período de 2006 a 2016.143f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Maringá, Paraná, 2017.

PORTER, W.W.; GRAHAM, C.R. Institutional drivers and barriers to faculty adoption of blended learning in higher education. British Journal of Educational Technology, v. 47, n. 4, p. 748-762, 2016. DOI: https://doi.org/10.1111/bjet.12269

RODRIGUES, E. F. A avaliação e a tecnologia. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso Editora, 2015.

SCHIEHL, E.P.; GASPARINI, I. Contribuições do Google Sala de Aula para o ensino híbrido. Renote, v. 14, n. 2, 2016.Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/renote/issue/view/2871>. Acesso em: 03 fev. 2022 DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.70684

SPINARDI, J.D.; BOTH, I.J. Blended learning: o ensino híbrido e a avaliação da aprendizagem no ensino superior. Boletim técnico do Senac, v. 44, n. 1, 2018. DOI: https://doi.org/10.26849/bts.v44i1.648

STHEM Brasil. Carta de Navegação do Ensino Híbrido. Grupo de Trabalho sobre Ensino Híbrido. 2021. Disponível em: h https://www.sthembrasil.com/grupos/ensino-hibrido/. Acesso em 20 de outubro de 2021.

STHEM Brasil. Quem somos. Disponível em: https://www.sthembrasil.com/quem-somos/. Acesso em 20 de outubro de 2021.

TORRES, K. A. et al. Implantação da metodologia híbrida (blended learning) de educação numa instituição de ensino privada. In: Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. 2014.

Downloads

Publicado

2023-09-11

Como Citar

Sampaio de Almeida Reis, A. V., Zamin Scherer, A. P., Belloli de Vargas, S., Tescarollo, I. L., & Antonio, M. A. (2023). Panorama do ensino híbrido nas instituições consorciadas ao sthem brasil durante o período da pandemia. Revista Ensaios Pioneiros, 7(1). https://doi.org/10.24933/rep.v7i1.299

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO