PANORAMA DO ENSINO HÍBRIDO NAS INSTITUIÇÕES CONSORCIADAS AO STHEM BRASIL DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA

Autores

  • Ana Valéria Sampaio de Almeida Reis Instituto de Investigação Interdisciplinar em Estudos Contemporâneos na Universidade de Coimbra, Portugal
  • Adriana Paula Zamin Scherer Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre
  • Sandra Belloli de Vargas Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre
  • Iara Lúcia Tescarollo Universidade São Francisco
  • Marcia Aparecida Antonio Universidade São Francisco - USF http://orcid.org/0000-0002-0163-9848

DOI:

https://doi.org/10.24933/rep.v7i1.299

Palavras-chave:

Educação superior; Ensino híbrido; Consórcio STHEM Brasil.

Resumo

A pandemia da COVID-19 intensificou o debate sobre o ensino híbrido dada a necessidade de adaptação e limitação de convívio como alternativa na contenção do avanço do contágio. O objetivo deste artigo é apresentar as iniciativas de ensino híbrido desenvolvidas nas Instituições de Ensino Superior (IES) que integram o Consórcio STHEM Brasil.  A pesquisa se desenvolveu por meio de uma survey que contou com questões abertas e fechadas e enviada às IES associadas. Os resultados indicam que 28 IES vinculadas ao Consórcio STHEM Brasil adotaram o modelo e promoveram transformações que visam ao efetivo aprendizado dos estudantes, em diferentes ritmos, ações e estruturas. No entanto, a pesquisa mostrou que o processo de avaliação dessas IES nessa modalidade de ensino, ainda requer aprimoramento.

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Biografia do Autor

Marcia Aparecida Antonio, Universidade São Francisco - USF

Área da Saúde Direção de Campus - Campus Bragança Paulista - USF

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Publicado

2023-09-11

Como Citar

Sampaio de Almeida Reis, A. V., Zamin Scherer, A. P., Belloli de Vargas, S., Tescarollo, I. L., & Antonio, M. A. (2023). PANORAMA DO ENSINO HÍBRIDO NAS INSTITUIÇÕES CONSORCIADAS AO STHEM BRASIL DURANTE O PERÍODO DA PANDEMIA. Revista Ensaios Pioneiros, 7(1). https://doi.org/10.24933/rep.v7i1.299

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO