Sobre a Revista

Foco e Escopo

REVISTA ENSAIOS PIONEIROS é um periódico eletrônico de periodicidade semestral criado pela Rede Pioneira de Cooperação do Estado de São Paulo (USF, FHO, UNIFEOB), dedicado à publicação de artigos científicos de diferentes áreas do conhecimento, organizados em seis seções:

       I.          Ciências Biológicas e da Saúde

     II.          Ciências Exatas, Engenharias e Tecnológicas

    III.          Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

    IV.          Ciências Agrárias e Ambientais

     V.          Educação e Ensino

    VI.          Extensão

Os artigos podem partir de estudos diversos como reflexões teóricas, relatos de experiências teórico-práticas, relatos de estágios, resultados de pesquisas de mestrados, doutorados, ou trabalhos de curso, da participação em projetos de iniciação científica, extensão e outros.

Caracteriza-se como um espaço democrático de divulgação do conhecimento, por ser acessível a todos os acadêmicos, sejam eles iniciantes ou experientes na produção científica. Assim, a REVISTA ENSAIOS PIONEIROS inspira e acolhe não apenas docentes e discentes da graduação ou pós-graduação, mas também profissionais atuantes, incentivando a todos a publicarem de modo independente ou em coautoria.

O periódico tem por missão disseminar o conhecimento por meio de artigos científicos originais de modo a ampliar as discussões e debates acerca de temas relevantes tanto para a comunidade científica como para a sociedade.

AVALIAÇÃO POR PARES e CHAMADA DE ARTIGOS. Os artigos publicados são submetidos a avaliação por pares, componentes da equipe editorial, avaliadores ou consultores ad hoc.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os avaliadores são selecionados pelos editores e convidados para compor o comitê editorial ou atuarem como avaliadores ad hocs. São pesquisadores nas respectivas áreas, com a titulação mínima de mestres.

Os artigos submetidos a REVISTA ENSAIOS PIONEIROS são encaminhados a dois avaliadores, preferencialmente que tenham aproximações com o foco da pesquisa. Podem ocorrer os seguintes casos nessa avaliação:

1. O texto é aprovado pelos dois avaliadores: o texto é aprovado para publicação, os autores são notificados e o texto vai para a revisão final.

2. O texto é rejeitado pelos dois avaliadores: o texto é arquivado, os autores são notificados.

3. Há sugestões de modificações no texto por um ou pelos dois avaliadores: o texto é encaminhado aos autores para as revisões solicitadas; quando devolvidos, o texto passa por uma avaliação dos editores, a fim de conferir as alterações feitas. Se aprovado, ele é encaminhado para a revisão final.

4. O texto não é aprovado, mas sugere-se encaminhamento para nova rodada de avaliação. Os autores são notificados e o periódico coloca-se à disposição para receber nova versão do texto.

Periodicidade

A REVISTA ENSAIOS PIONEIROS tem periodicidade semestral.

Política de Acesso Livre

Este periódico oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

ISSN: 2595-3443