DESAFIOS DA CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL: FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.24933/rep.v1i1.25Resumen
Para enfrentar os desafios contemporâneos, o profissional deste século precisa, além de conhecimentos, desenvolver habilidades técnicas, atitudinais e socioemocionais. O Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos (Unifeob), desde 2012, assumiu o desafio de criar um projeto pedagógico que proporcionasse aos estudantes o desenvolvimento de suas potencialidades, o conhecimento de si e do mundo e o preparo para as novas exigências da sociedade. Para atingir essa meta, a instituição despertou o corpo docente para uma nova forma de enxergar a educação. Os cursos passaram a se organizar em módulos temáticos, nos quais unidades de estudos (disciplinas) se integram e, principalmente, criam contexto e significado para os estudantes. O planejamento feito pelos colegiados de cursos foi fortalecido, o que contribuiu para um trabalho interdisciplinar, materializado pelos projetos integradores desenvolvidos, pelos estudantes, em todos os módulos (semestres) do curso. Competências atitudinais são trabalhadas em todos os cursos e um o eixo de desenvolvimento para a vida foi criado, contribuindo para uma nova perspectiva de ensino-aprendizagem que considera igualmente os aspectos profissionais e pessoais. O objetivo desse artigo é compartilhar a história, os fundamentos, a metodologia (etapas) e os primeiros resultados desse trabalho. Espera-se que esse relato seja um convite para novas experimentações e inspire processos de transformação na educação.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).