DESAFIOS DOCENTES PARA LIDAR COM A INCLUSÃO: ESTEREÓTIPOS EM ANÁLISE

Authors

  • Amaranta Cardoso da CUNHA FHO/UNIARARAS https://orcid.org/0000-0003-2843-4671
  • Cibele Reis da Silva da FRANÇA FHO Uniararas
  • Michelly Juliane Dias FELICIO FHO Uniararas
  • Paula Nascimento da Silva MOURA FHO Uniararas

DOI:

https://doi.org/10.24933/rep.v2i2.183

Abstract

RESUMO. Este artigo trata do papel do professor do ensino regular, na desconstrução de estereótipos que vetam a garantia de oportunidades de desenvolvimentos sociais, motores e cognitivos aos alunos com deficiência. Por meio de revisão bibliográfica, buscamos refletir sobre como os professores enfrentam os frequentes rótulos direcionados aos alunos que apresentam variadas dificuldades, sejam elas necessidades educativas especiais e/ou deficiência. Tal reflexão busca evidenciar alguns posicionamentos que podem ser utilizados por esses profissionais para que ocorra a desestruturação deste preconceito atribuído às peculiaridades de cada sujeito, dessa forma contribuindo para o ensino de qualidade para todos, com a igualdade e a equidade que são asseguradas pela legislação brasileira.

 

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Author Biographies

Amaranta Cardoso da CUNHA, FHO/UNIARARAS

Educação e ensino

Cibele Reis da Silva da FRANÇA, FHO Uniararas

Educação e ensino

Michelly Juliane Dias FELICIO, FHO Uniararas

Educação e ensino

Paula Nascimento da Silva MOURA, FHO Uniararas

Educação e ensino

References

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Published

2019-11-26

How to Cite

CUNHA, A. C. da, FRANÇA, C. R. da S. da, FELICIO, M. J. D., & MOURA, P. N. da S. (2019). DESAFIOS DOCENTES PARA LIDAR COM A INCLUSÃO: ESTEREÓTIPOS EM ANÁLISE. Revista Ensaios Pioneiros, 2(2), 78–90. https://doi.org/10.24933/rep.v2i2.183

Issue

Section

EDUCATION AND TEACHING