INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: A EXPERIÊNCIA DA UNIDADE DE SAÚDE ESCOLA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA "SÃO FRANCISCO DE ASSIS" NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA PAULISTA / SP.

Autores

  • LISAMARA DIAS DE OLIVEIRA NEGRINI UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO
  • Rafael Martins de Oliveira Universidade São Francisco
  • Giuliana Venturi Falabella Pereira Leme Universidade São Francisco
  • Rodinei Vieira Veloso Universidade São Francisco
  • Eli Cristiano Meneses Universidade São Francisco
  • Michele Lacerda Pereira Ferrer Universidade São Francisco
  • Lucia Aparecida Federigui Pereira Leme Universidade São Francisco
  • Valdineia Maria Tognetti Universidade São Francisco
  • Ana Carolina da Graça Fagundes Freire Universidade São Francisco
  • Kleber Leilsson dos Santos Universidade São Francisco
  • Vitor Piquera de Oliveira Universidade São Francisco
  • Edson Masera Terra Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.24933/rep.v1i1.41

Resumo

A integração ensino-serviço-comunidade é entendida como o trabalho coletivo, pactuado e integrado entre estudantes e professores dos cursos da área da saúde e trabalhadores dos serviços de saúde, gestores e comunidade, visando à qualidade da atenção à saúde e da formação profissional, além do desenvolvimento e satisfação dos trabalhadores dos serviços de saúde. O presente artigo de abordagem quanti-qualitativa e método exploratório exibirá as características do processo de implementação da Unidade Escola Estratégia de Saúde da Família “São Francisco de Assis”, como também, a opinião da clientela – satisfação dos usuários, discentes e docentes e as potencialidades e desafios do projeto que conta atualmente com 2.646 usuários, os quais são assistidos integralmente por equipe parametrizada de composição híbrida. Entre janeiro e junho de 2017 ofertou 3.620 atendimentos individualizados, além de ações coletivas que contaram com a participação de 183 acadêmicos. Com uma abordagem interdisciplinar, a assistência tem se baseado no acolhimento da demanda espontânea, na prática humanizada, na discussão coletiva dos casos e na continuidade do cuidado, confirmando que a integração ensino-serviço-comunidade apresenta avanços e também muitos desafios, especialmente na compreensão de seu sentido conceitual, cabendo salientar o papel significativo dos gestores municipais neste processo. O presente estudo alcançou seus objetivos e teve sua importância, podendo contribuir para o aprimoramento da integração ESC no SUS, mobilizando iniciativas e novas discussões.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

NEGRINI, L. D. D. O., Oliveira, R. M. de, Leme, G. V. F. P., Veloso, R. V., Meneses, E. C., Ferrer, M. L. P., Leme, L. A. F. P., Tognetti, V. M., Freire, A. C. da G. F., Santos, K. L. dos, Oliveira, V. P. de, & Terra, E. M. (2017). INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: A EXPERIÊNCIA DA UNIDADE DE SAÚDE ESCOLA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA "SÃO FRANCISCO DE ASSIS" NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA PAULISTA / SP. Revista Ensaios Pioneiros, 1(1), 26–44. https://doi.org/10.24933/rep.v1i1.41

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE