ANÁLISE DA QUALIDADE DE MEDICAMENTO À BASE DE CLORETO DE SÓDIO:
PROPOSTA PARA AULAS PRÁTICAS DE CONTROLE DE QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICO
DOI:
https://doi.org/10.24933/rep.v6i2.278Palavras-chave:
Farmácia, Controle de Qualidade, Métodos de ensino, Cloreto de sódioResumo
Este estudo teve como objetivo apresentar uma metodologia ativa baseada nas Sequências de Ensino-Aprendizagem para pesquisar sobre a qualidade de medicamentos formulados com o insumo ativo cloreto de sódio, assunto que faz parte do conteúdo programático do componente curricular controle de qualidade físico-químico. Também promoveu competências específicas previstas nas DCN dos cursos de farmácia. A proposta foi estruturada por planejamento didático e experimental. No planejamento didático foi utilizado o método 5E que envolveu cinco etapas subdivididas em engajamento; exploração; explicação; elaboração; e avaliação (do inglês evaluation). Para o planejamento experimental foram adotados e adaptados procedimentos descritos na Farmacopeia Brasileira para a determinação da qualidade de soluções de cloreto de sódio. Foram realizados ensaios como determinação do aspecto, identidade, densidade, volume, pH e teor correlacionando os resultados com outras áreas do conhecimento. As equipes puderam analisar medicamentos e atestar a qualidade dos mesmos. Foi possível constatar que a estratégia promoveu motivação entre os estudantes. Metodologias ativas com SEA e 5E se apresentaram como um recurso metodológico de grande importância para o planejamento de modelos didáticos no ensino superior.
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