AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE SOLUÇÕES ORAIS DE PARACETAMOL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/rep.v3i1.189

Resumo

O controle de qualidade consiste em um conjunto de operações que permitem verificar se o produto está em conformidade com as especificações estabelecidas para o mesmo. Entre os principais ensaios oficiais aplicados soluções orais contendo paracetamol, destacam-se a determinação da identidade, características físico-químicas; determinação de volume, densidade, pH pureza, teor, contagem do número total de micro-organismos mesofílicos e pesquisa de micro-organismos patogênicos. A sexta edição da Farmacopeia Brasileira destaca o teste de gotejamento, de grande importância para os estudos de equivalência farmacêutica das formas farmacêuticas líquidas de uso oral.  O presente trabalho teve como objetivo avaliação da qualidade físico-química de especialidades farmacêuticas líquidas contendo paracetamol classificadas como referência, similares e genéricos. Os ensaios foram realizados adotando-se os procedimentos preconizados na Farmacopeia Brasileira com ênfase no teste de gotejamento. As amostras permaneceram dentro dos critérios farmacopeicos estabelecidos para o produto evidenciando boa qualidade dos mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iara Lucia Tescarollo, Universidade São Francisco

Doutora em Fármacos e Medicamentos pela Universidade de São Paulo. Professora da do Curso de Farmácia da Universidade São Francisco - USF, Bragança Paulista e Campinas. Tem experiência na área de Farmácia, Farmacotécnica, Controle de Medicamentos e Cosméticos. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa em Meio Ambiente e Sustentabilidade (GPMAS) e Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Inovação - (GPETI), orientadora de Iniciação Científica/ USF. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa/ USF. Coordenadora Institucional de Iniciação Científica, Tecnológica e de Extensão/ USF.  Desenvolve projetos e trabalha dentro das seguintes áreas: controle de qualidade, análise sensorial, desenvolvimento de formas farmacêuticas e cosméticas visando sustentabilidade e emprego de matérias-primas vegetais certificadas. Desenvolve projetos na área de Metodologias Ativas de ensino vinculado ao Curso de Farmácia da Universidade São Francisco.

Referências

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Resolução RDC nº 301 de 22 de agosto de 2019. Dispõe sobre as Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos. Diário Oficial da União da República Federativa do Brasil, Brasília, 2019c.

BRASIL. Farmacopeia Brasileira. 6.ed. Volume 1. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília: Anvisa. 2019a.

BRASIL. Farmacopeia Brasileira. 6.ed. Volume 2. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília: Anvisa. 2019b.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos. Relação Nacional de Medicamentos Essenciais: RENAME 2018, Brasília: Ministério da Saúde, 2018. 218 p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Guia de vigilância epidemiológica / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. 7. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. 816 p.

BRUNTON, L.L.; KNOLLMANN, B.C. As Bases Farmacológicas da Terapêutica de Goodman e Gilman-13. Artmed Editora, 2018.

CAETANO, N. Guia de Remédios 2005. 7ª ed. São Paulo: Escala; 2005.

GIL, E. S. et al. Controle físico-químico de qualidade de medicamentos. São Paulo: Pharmabooks, v. 46, p. 103-104, 2007.

HOFER, A.P.B. Paracetamol. Fundamentos farmacológicos-clínicos dos medicamentos de uso corrente. Livro Eletrônico. Brasil. Ministério da Saúde. Agencia Nacional de Vigilância Sanitária. 2000. [acesso em 14 nov. 2011]. Disponível em http://www.anvisa.gov.br/divulga/public/livro_eletronico/INDEX.HTM, acessado em: 20 de nov. 2019.

RANG, R. et al. Rang & Dale Farmacologia. Elsevier Brasil, 2015.

WANNMACHER, L. Medicamentos de uso corrente no manejo de dor e febre. Tema 8. Uso Racional de Medicamentos. Temas Selecionados 2010. Ministério da Saúde. Disponível em http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/visualizar_texto.cfm?idtxt=35811&janela=1, acessado em: 20 de nov. 2019.

Downloads

Publicado

2020-03-25

Como Citar

Tescarollo, I. L. (2020). AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE SOLUÇÕES ORAIS DE PARACETAMOL. Revista Ensaios Pioneiros, 3(1), 28–36. https://doi.org/10.24933/rep.v3i1.189

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE