CIRURGIA BARIÁTRICA: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DE IMAGEM CORPORAL DE PACIENTES NO PERÍODO PRÉ E PÓS-OPERATÓRIO
DOI:
https://doi.org/10.24933/rep.v5i1.228Resumo
A obesidade é uma condição multifatorial que acarreta diversas complicações físicas, psicológicas e sociais. A cirurgia bariátrica entra como uma medida eficaz de perda de peso, quando os tratamentos tradicionais não produzem efeito. A imagem corporal é definida como o conjunto de percepções, pensamentos e sentimentos de um indivíduo sobre o próprio corpo e a alteração da mesma, em quadros de obesidade, é amplamente relatada na literatura médica e psicológica. Diante disso, o presente estudo, teve como objetivo investigar a percepção de imagem corporal de pacientes submetidos à cirurgia bariátrica, no período pré e pós-operatório. A amostra foi constituída por 45 participantes, ambos os sexos, de diferentes raças/etnias, 20 participantes constituíram o grupo pré-operatório e 25 o grupo pós-operatório. Foi elaborado pela própria pesquisadora, um questionário de caracterização da amostra e a percepção de imagem corporal foi medida por meio dos instrumentos: Escala de Silhuetas de Stunkard e Body Shape Questionnaire (BSQ). Após análise quantitativa, encontrou-se, como resultados a presença de insatisfação moderada no período pré-operatório, em ambos instrumentos. Já no grupo pós-operatório, os resultados do BSQ indicaram satisfação com a imagem corporal, em contrapartida, a Escala de Silhuetas de Stunkard indicou uma distorção perceptiva, podendo-se inferir que há presença de insatisfação leve com a imagem corporal. Portanto, ressalta-se a importância da contribuição da psicologia nessa temática, principalmente, ao compreender os significados em relação ao corpo, contribuir para o processo de adaptação e identificação com a autoimagem corporal e na melhora na qualidade de vida desses pacientes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).