COMPATIBILIDADE FÍSICA DE EMBALAGEM UTILIZADA PARA CREME DE UREIA

Autores

  • Iara Lucia Tescarollo Universidade São Francisco https://orcid.org/0000-0002-8110-8771
  • Juliana Rodrigues Pinto Universidade São Francisco
  • Nathalia Moretti de Oliveira Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.24933/rep.v3i1.188

Resumo

A embalagem para produtos farmacêuticos e cosméticos tem como principais características apresentar, proteger, identificar, facilitar o uso e conservar as formulações. Os estudos de estabilidade do produto armazenado em sua embalagem primária têm a finalidade de predizer o seu comportamento em todo o sistema logístico, incluindo manuseio e transporte. Este trabalho teve como objetivo desenvolver um creme de ureia e a seguir submeter a amostra aos testes de estabilidade preliminar, compatibilidade com a embalagem em condições drásticas de armazenamento, transporte e distribuição. O estudo demonstrou que a embalagem escolhida apresentou boa compatibilidade física com seu conteúdo preservando de alterações susceptíveis às condições em que amostra foi submetida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iara Lucia Tescarollo, Universidade São Francisco

Doutora em Fármacos e Medicamentos pela Universidade de São Paulo. Professora da do Curso de Farmácia da Universidade São Francisco - USF, Bragança Paulista e Campinas. Tem experiência na área de Farmácia, Farmacotécnica, Controle de Medicamentos e Cosméticos. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa em Meio Ambiente e Sustentabilidade (GPMAS) e Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Inovação - (GPETI), orientadora de Iniciação Científica/ USF. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa/ USF. Coordenadora Institucional de Iniciação Científica, Tecnológica e de Extensão/ USF.  Desenvolve projetos e trabalha dentro das seguintes áreas: controle de qualidade, análise sensorial, desenvolvimento de formas farmacêuticas e cosméticas visando sustentabilidade e emprego de matérias-primas vegetais certificadas. Desenvolve projetos na área de Metodologias Ativas de ensino vinculado ao Curso de Farmácia da Universidade São Francisco.

Juliana Rodrigues Pinto, Universidade São Francisco

Graduada do Curso de Farmácia da Universidade São Francisco, Campinas

Nathalia Moretti de Oliveira, Universidade São Francisco

Graduada do Curso de Farmácia da Universidade São Francisco, Campinas

Referências

ABRE. Associação Brasileira de Embalagem. A embalagem construindo sustentabilidade. 2012. Disponível em: <http://www.abre.org.br/wp-content/uploads/2012/06/folheto_sustentabilidade.pdf>. Acessado em 12 de nov. 2019.

ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Guia de Controle de Qualidade de Produtos Cosméticos. 2. ed. Brasília: Anvisa, 2007, 120p.

ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Guia de Estabilidade de Produtos Cosméticos. Brasília: Anvisa, 2004, 52 p.

ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada RDC nº 7 de 10 de fevereiro de 2015. Dispõe sobre os requisitos técnicos para a regularização de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes e dá outras providências. Brasília: ANVISA, 2015.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Câmara Técnica de Cosméticos. Produtos Cosméticos. Utilização da Ureia em produtos cosméticos. Parecer Técnico nº 5, de 21 de dezembro de 2010. Brasília: ANVISA. 2010.

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Formulário Nacional da Farmacopeia Brasileira 2.ed. Brasília: Anvisa, 2012, 224p.

DEAN, D.A. EVANS, E.R. HALL, I.H. Pharmaceutical packaging technology. London: Taylor & Francis, 2000, 635p.

FERREIRA A.O., BRANDÃO M. Guia Prático da Farmácia Magistral.4ª ed., São Paulo: Pharmabooks Editora, 2011.

ISAAC, V.L.B. et al. Protocolo para ensaios físico-químicos de estabilidade de fitocosméticos. Rev. Cienc. Farm. Bas. Apl., v. 29, n. 1, p. 81-96, 2009.

JORGE, C. Desenho e Construção de Embalagens Contribuem para o Sucesso dos Produtos. Revista Química e Derivados. Edição 463, São Paulo: Editora QD. 2007.

MONTAGNER, D. CORRÊA, G.M. Avaliação da estabilidade de cremes com ureia em diferentes pHs. Rev. Bras. Farm., v.85, n.3, p. 69-72, 2004

MOUSSAVOU, U. P. A.; DUTRA, V. C. Controle de qualidade de produtos cosméticos. Rede de tecnologia e inovação do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: REDETEC, 2012, 40p.

RODRIGUES, L.N.C.; FERRAZ, H.G. Embalagem farmacêutica tipo blister: escolha de um filme adequado para fármacos sensíveis à umidade. Revista Analytica, n. 28, p. 80-86, 2007.

Downloads

Publicado

2020-03-25

Como Citar

Tescarollo, I. L., Pinto, J. R., & Oliveira, N. M. de. (2020). COMPATIBILIDADE FÍSICA DE EMBALAGEM UTILIZADA PARA CREME DE UREIA. Revista Ensaios Pioneiros, 3(1), 17–27. https://doi.org/10.24933/rep.v3i1.188

Edição

Seção

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE