SEQUÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM FARMÁCIA: METODOLOGIA ATIVA COM O TEMA PERFUME

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24933/rep.v2i1.153

Resumo

No atual contexto social, pelo avanço das novas tecnologias e pela percepção do mundo vivo como uma rede de relações dinâmicas e em constante transformação tem-se discutido a necessidade de urgentes mudanças nas instituições de ensino superior. Nesse contexto, algumas instituições brasileiras converteram o modelo de ensino passivo, centrado no professor, para um ensino estruturado numa matriz curricular centrada no aluno. Este trabalho propôs a utilização de metodologia ativa baseada nas Sequências de Ensino-Aprendizagem para desenvolver o tema perfume, conteúdo oferecido na disciplina cosmetologia do Curso de Farmácia da Universidade São Francisco. Como recurso didático foi utilizado o modelo 5E que envolve cinco etapas: engajamento; exploração; explicação; elaboração; e avaliação (do inglês evaluation). Ao final do processo os alunos avaliaram a metodologia meio de questionário com escala Likert.  A partir dos resultados obtidos calculou-se o Ranking Médio para avaliar o nível de satisfação dos estudantes e valor de alfa de Cronbach para verificar se o instrumento de medição apresentou confiabilidade no espaço onde foi aplicado. Como resultado ficou evidente que a utilização de metodologias ativas na disciplina de cosmetologia permitiu autonomia e motivação por parte dos alunos. Foi possível observar maior compreensão sobre o tema, maior retenção de conhecimentos. Metodologias ativas envolvendo SEA e 5E se apresentaram como um recurso metodológico de grande importância para o planejamento de estratégias de ensino sobretudo no curso de farmácia.

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Biografia do Autor

Iara Lucia Tescarollo, Universidade São Francisco

Doutora em Fármacos e Medicamentos pela Universidade de São Paulo. Professora da do Curso de Farmácia da Universidade São Francisco - USF, Bragança Paulista e Campinas. Tem experiência na área de Farmácia, Farmacotécnica, Controle de Medicamentos e Cosméticos. Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa em Meio Ambiente e Sustentabilidade (GPMAS) e Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias e Inovação - (GPETI), orientadora de Iniciação Científica/ USF. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa/ USF. Coordenadora Institucional de Iniciação Científica, Tecnológica e de Extensão/ USF.  Desenvolve projetos e trabalha dentro das seguintes áreas: controle de qualidade, análise sensorial, desenvolvimento de formas farmacêuticas e cosméticas visando sustentabilidade e emprego de matérias-primas vegetais certificadas. Desenvolve projetos na área de Metodologias Ativas de ensino vinculado ao Curso de Farmácia da Universidade São Francisco.

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Publicado

2018-12-10

Como Citar

Tescarollo, I. L. (2018). SEQUÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM FARMÁCIA: METODOLOGIA ATIVA COM O TEMA PERFUME. Revista Ensaios Pioneiros, 2(1), 47–60. https://doi.org/10.24933/rep.v2i1.153

Edição

Seção

EDUCAÇÃO E ENSINO