SEQUÊNCIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM FARMÁCIA: METODOLOGIA ATIVA COM O TEMA PERFUME
DOI:
https://doi.org/10.24933/rep.v2i1.153Resumo
No atual contexto social, pelo avanço das novas tecnologias e pela percepção do mundo vivo como uma rede de relações dinâmicas e em constante transformação tem-se discutido a necessidade de urgentes mudanças nas instituições de ensino superior. Nesse contexto, algumas instituições brasileiras converteram o modelo de ensino passivo, centrado no professor, para um ensino estruturado numa matriz curricular centrada no aluno. Este trabalho propôs a utilização de metodologia ativa baseada nas Sequências de Ensino-Aprendizagem para desenvolver o tema perfume, conteúdo oferecido na disciplina cosmetologia do Curso de Farmácia da Universidade São Francisco. Como recurso didático foi utilizado o modelo 5E que envolve cinco etapas: engajamento; exploração; explicação; elaboração; e avaliação (do inglês evaluation). Ao final do processo os alunos avaliaram a metodologia meio de questionário com escala Likert. A partir dos resultados obtidos calculou-se o Ranking Médio para avaliar o nível de satisfação dos estudantes e valor de alfa de Cronbach para verificar se o instrumento de medição apresentou confiabilidade no espaço onde foi aplicado. Como resultado ficou evidente que a utilização de metodologias ativas na disciplina de cosmetologia permitiu autonomia e motivação por parte dos alunos. Foi possível observar maior compreensão sobre o tema, maior retenção de conhecimentos. Metodologias ativas envolvendo SEA e 5E se apresentaram como um recurso metodológico de grande importância para o planejamento de estratégias de ensino sobretudo no curso de farmácia.
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